Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

AÇÕES DE LIMPEZA SÃO REALIZADAS EM PRAIAS DE ALCOBAÇA PARA FORTALECER O COMBATE AO LIXO NO MAR

Na manhã do último sábado, dia 28 de agosto, a Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma ação de limpeza nas praias da cidade.

O projeto é organizado pelo Instituto Baleia Jubarte, em parceria com o Projeto Coral Vivo, Terra e Mar G e Z, Ministério do Meio Ambiente, Rotary Club, Manguezart e Projeto Salva Mar.

Contando com cerca de 37 voluntários locais e a equipe organizadora das ações, foram coletados cerca de 94,567kg de resíduos na areia e restinga da praia. O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente e para a saúde e o bem-estar das pessoas, promovendo a conscientização e mobilização a sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar.

Todo o material recolhido na praia passará por uma triagem e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza e integrarão o novo Painel de Resultados, que será lançado durante todo período das ações de limpeza e ficará disponível no site do MMA.

3

As informações geradas permitem avaliar e o monitorar os tipos de material encontrado, identificar suas possíveis fontes e origem, de forma a permitir melhorias na destinação adequada dos resíduos nas cidades.

As atividades foram realizadas observando os cuidados necessários contra a disseminação do Covid-19, como a utilização de máscaras álcool em gel e distanciamento entre as pessoas.

O evento contou com a presença do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, acompanhado de representantes de vários órgãos e entidades ambientais de âmbito nacional, para planejamento de ações de monitoramento do lixo na praia promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.