Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

AÇÕES DE LIMPEZA SÃO REALIZADAS EM PRAIAS DE ALCOBAÇA PARA FORTALECER O COMBATE AO LIXO NO MAR

Na manhã do último sábado, dia 28 de agosto, a Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma ação de limpeza nas praias da cidade.

O projeto é organizado pelo Instituto Baleia Jubarte, em parceria com o Projeto Coral Vivo, Terra e Mar G e Z, Ministério do Meio Ambiente, Rotary Club, Manguezart e Projeto Salva Mar.

Contando com cerca de 37 voluntários locais e a equipe organizadora das ações, foram coletados cerca de 94,567kg de resíduos na areia e restinga da praia. O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente e para a saúde e o bem-estar das pessoas, promovendo a conscientização e mobilização a sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar.

Todo o material recolhido na praia passará por uma triagem e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza e integrarão o novo Painel de Resultados, que será lançado durante todo período das ações de limpeza e ficará disponível no site do MMA.

As informações geradas permitem avaliar e o monitorar os tipos de material encontrado, identificar suas possíveis fontes e origem, de forma a permitir melhorias na destinação adequada dos resíduos nas cidades.

As atividades foram realizadas observando os cuidados necessários contra a disseminação do Covid-19, como a utilização de máscaras álcool em gel e distanciamento entre as pessoas.

O evento contou com a presença do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, acompanhado de representantes de vários órgãos e entidades ambientais de âmbito nacional, para planejamento de ações de monitoramento do lixo na praia promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.