Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

SESMT REALIZA PROGRAMA DE TREINAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) iniciou em julho o Programa de Treinamentos dos Servidores conforme Normas Regulamentadoras (NRs) vigentes e mantém uma rotina de treinamentos constante que já contemplou as Secretarias de Infraestrutura e Transporte, Meio Ambiente e Agricultura.

Os treinamentos de Segurança do Trabalho, além de serem obrigatórios, são essenciais para capacitar os servidores no reconhecimento, avaliação e controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho, e, consequentemente, reduzir o número de acidentes de trabalho.

3

O secretário de Administração Marcelo Matos destacou o trabalho realizado através dos treinamentos: “Ressalto a importância em promover a melhoria nas rotinas de trabalho, garantindo ao servidor qualificação necessária para desenvolver suas atividades de forma efetiva e segura. Tais ações garantirão à população um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado. Saliento que o SESMT jamais esteve tão bem preparado e em pleno funcionamento, como nesta gestão o que materializa o compromisso no nosso prefeito Dr. Marcelo Belitardo”. O Programa de treinamentos visa atender todos as funções necessárias conforme as normas regulamentadoras. Os treinamentos serão replicados conforme necessidade de cada Secretária.

O Ministério do Trabalho exige que as empresas realizem esses treinamentos, como por exemplo, os previstos nas Normas Regulamentadoras. Porém para a Gestão 2021/2024 o principal objetivo dos treinamentos não é simplesmente atender as exigências trabalhistas, mas promover e aplicar as medidas de prevenção nas atividades e nos ambientes de trabalho proporcionando melhores condições de segurança aos servidores.

Dentre os treinamentos que estão previstos no programa já foram realizados os treinamentos de NR-10 Básico (Trabalho com Eletricidade Baixa Tensão), NR-10 SEP (Trabalho com Eletricidade Alta tensão), NR-35 (Segurança em Trabalho em Altura), NR 07 (Primeiros Socorros), NR-12 (Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos) e Trabalho com Motosserra.

FONTE:TEIXEIRADEFREITAS.GOV

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.