Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

EX-SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DA BAHIA MORRE EM ACIDENTE DE CARRO.

O professor e sociólogo Adeum Hilário Sauer, que dirigiu a Secretaria da Educação da Bahia entre os anos de 2007 e 2009, morreu na noite de sábado (18) em um acidente de carro na BA-001, nas imediações de Canavieiras, no sul da Bahia. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

Adeum atualmente lecionava na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, também na região sul da Bahia.

O governador Rui Costa publicou nas redes sociais uma mensagem de pesar pela perda do professor, a quem atribuiu grande empenho no trabalho pela educação da sociedade baiana.

“Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor Adeum Sauer, ex-secretário estadual da Educação nos primeiros anos do governo Jaques Wagner e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC. Sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor”, disse Rui.

Governador Rui Costa lamenta morte do professor Adeum Sauer — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Governador Rui Costa lamenta morte do professor Adeum Sauer — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O atual secretário da Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, também lamentou a morte de Adeum e destacou os trabalhos feitos peplo professor, citando que ele era gaúcho e escolheu a Bahia para viver.

“É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”, disse em nota.

Ação semelhante à do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que ressaltou o conhecimento de Adeum Sauer e classificou o falecimento como uma “lastimável perda para a educação”.

“Nesse momento de dor, quero hipotecar minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos do professor Adeum Sauer. Homem de notório saber, uma lastimável perda para a educação. Que Deus em sua misericórdia, o receba em luz”.

Biografia

Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime); secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004.

Ele também atuou como membro do Conselho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e era e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.