Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

PREFEITURA DE MUCURI REALIZA SEU 7º MUTIRÃO FEMININO PARA EXAMES DE MAMOGRAFIA

Objetivando diminuir uma demanda reprimida, a Prefeitura Municipal de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste sábado (18/09), mais um dia de mutirão da mamografia. No sábado, dia 11 de setembro, ocorreu a 6ª edição do mutirão, onde 30 mulheres realizaram o exame de mamografia dentro do programa de necessidade para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os exames estão ocorrendo no Ultra Imagem Diagnósticos em Teixeira de Freitas, de forma gratuita por meio de uma pactuação celebrada entre a Prefeitura de Mucuri e o referido laboratório, que é o credenciado pelo município de Mucuri. As moradoras do município de Mucuri são conduzidas em micro-ônibus e respeitando todas as normas de biossegurança em razão da pandemia do novo coronavírus e lanches são distribuídos para as passageiras.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, informa que a programação faz parte de uma iniciativa em que muitas outras mulheres serão contempladas, para acelerar o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, uma das enfermidades que mais atacam mulheres acima dos 50 anos.

3

As mamografias são voltadas para mulheres dos 50 aos 69 anos, ou mulher que tenha algum histórico familiar, faixa etária e perfil recomendados pelo Ministério da Saúde.


Segundo o secretário Fernando Jardim, a preocupação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), é de zerar a fila de espera para exames de mamografia que existem desde o ano passado.

A intenção da gestão é ir adiantando estes exames antes do “Outubro Rosa” e em caso de o resultado apresentar anormalidades, a usuária é imediatamente encaminhada para as referências municipais onde terá acesso a um mastologista.


“Já realizamos mutirões nos dias 07, 14, 21 e 28 de agosto e nos dias 04, 11 e 18 de setembro, além do próximo dia 25, que acontece o último mutirão com as pacientes de Mucuri em Teixeira de Freitas, tendo em vista que no mês de outubro já é a campanha do “Outubro Rosa” em prevenção ao câncer de mama e essa nossa ação anterior foi justamente pensando num período mais confortável durante a campanha em outubro.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.