Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

APÓS QUEIROGA TESTAR POSITIVO PARA COVID-19, ANVISA RECOMENDA QUARENTENA PARA COMITIVA DE BOLSONARO

Determinação foi transmitida pela agência que orienta a todos que tiveram contato com ministro da Saúde isolamento por 14 dias

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que todos os integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que tiveram contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adotem medida de isolamento social, permanecendo em quarentena assim que retornarem ao Brasil. Por conta de Queiroga ter sido diagnosticado com Covid-19 em exame feito nos Estados Unidos, a Anvisa remeteu um ofício nesta madrugada à Casa Civil dando as orientações sanitárias que seguem as medidas protetivas no caso da pandemia. A recomendação da Anvisa também deve ser aplicada ao presidente Jair Bolsonaro.

RISCOS: ENCONTROS DE QUEIROGA EM NOVA YORK

No domingo, o ministro Luiz Ramos (Secretaria Geral) publicou no Twitter foto de Queiroga ao lado de Bolsonaro e outros ministros comendo pizzas do lado de fora de um restaurante em Nova York, todos muito próximos e sem máscaras, naturalmente. Na foto aparecem, perto de Queiroga e Bolsonaro,  o ministro Ramos, Pedro Guimarães (presidente da Caixa), Gilson Machado (ministro do Turismo) e Anderson Torres (ministro da Justiça).

3

Todos funcionários do Ministério da Saúde que compuseram a comitiva do ministro ao Rio Grande do Norte, na última sexta-feira, estão sendo testados por precaução. No domingo, antes de embarcar para Nova York, Queiroga tinha recebido diagnóstico negativo. O secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, também já realizou o teste e aguarda o resultado. Cruz orientou que jornalistas que estiveram com o ministro na semana passada também fizessem o exame.

Nesta terça-feira, Queiroga acompanhou Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, onde se encontraram com o presidente polonês, Andrzej Duda, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Depois, compareceu a um evento da Organização Pan-Americana da Saúde. E, por fim, visitou o Memorial do 11 de Setembro com o presidente Bolsonaro e a primeira-dama, além de vários outros ministros. A passagem da comitiva pelo memorial provocou aglomeração de curiosos, seguranças, jornalistas e apoiadores de Bolsonaro. Queiroga também foi visto dentro de um veículo tipo van, junto com outras pessoas, de onde fez gestos grosseiros contra manifestantes anti-Bolsonaro.

Segundo a Anvisa, as medidas de isolamento devem ser seguidas por todos que tiveram contato com o ministro durante a viagem a Nova York. O caso de Queiroga é o segundo confirmado na comitiva brasileira que viajou aos Estados Unidos. Na segunda-feira, foi divulgado que um integrante da equipe de preparação da visita, cujo nome não foi revelado, testou positivo.

Por O Globo

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.