Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA SAÚDE DE ITANHÉM REALIZA CIRURGIAS ELETIVAS NO HOSPITAL MARIA MOREIRA

Esta sexta-feira, 24 de setembro, ficará na história da Saúde pública do município de Itanhém. É que, através de parceria entre a Prefeitura e a direção do Hospital Maria Moreira Lisboa, Itanhém passará a realizar procedimentos cirúrgicos de média complexidade, como cirurgias de hérnia, histerectomia, laqueadura, fístula anal e pedras na vesícula.

Nesta sexta (24), oito pessoas foram operadas, mas, a partir de agora, serão 20 cirurgias por mês, realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital Maria Moreira, para dar mais conforto aos pacientes e cuidar da saúde da população.

A equipe contratada pelo município é composta por três profissionais de Teixeira de Freitas, sendo os cirurgiões Dr. Lauro Oscar, Dr. Raphael Matos e Dr. Manoel Pedro (anestesiologista), além do técnico em enfermagem Cláudio Silva, de Medeiros Neto.

O prefeito Mildson Medeiros (PSD) e o vice-prefeito Alex Chaves, que é Secretário interino da Saúde, estiveram na unidade hospitalar conhecendo a equipe e cumprimentando os pacientes.Tocador de vídeo00:0001:58

“Hoje nós, mais uma vez, estamos fazendo história. Pela primeira vez o hospital de Itanhém está realizando esses tipos de procedimentos, e isso é muito gratificante para nós. Quero agradecer toda administração do Hospital Maria Moreira, na pessoa do Dr. Levi, pela parceria em prol do nosso povo”, disse o prefeito.

3

Mildson adiantou que, em reunião da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (APES) conseguiu aumentar o número de atendimentos na Policlínica Regional para o município e que, através do Governo do Estado, solicitou a carreta de cirurgias. “Tivemos ontem uma reunião com todo o grupo de prefeitos da APES, e foi abordado temas importantes, inclusive, em relação à saúde. Estamos conseguindo mais um aumento de atendimentos de exames para policlínica, onde o município será contemplado com 20 ou 30 exames a mais para nossa comunidade. Também, logo logo, vai estar acontecendo mutirão com a carreta, para fazer diversas cirurgias. Em torno de 3 A 4 mil cirurgias serão feitas em nosso município. E é isso! cada dia estamos tentando buscar mais para nossa comunidade”, confirmou Mildson.

Responsável interino pela pasta da Saúde, Alex Chaves também falou sobre a novidade das cirurgias e da parceria com o Hospital. “É um fato inédito e é uma construção aqui com o Hospital Maria Moreira Lisboa. Então, eles estão liberando o Centro Cirúrgico e a gente tá contratando a equipe de cirurgiões […]. São cirurgias menos invasivas, que podem ser feitas pela aparelhagem que eles estão trazendo. É importante dizer que, falo que estamos construindo, porque vai continuar! A meta é que a gente aprenda nesse fim de semana e que, durante todos os meses, a gente tenha 20 cirurgias, no mínimo, aqui no hospital”, disse.

De acordo com Bruna Braga, enfermeira responsável pela equipe médica do Centro de Referência, e por organizar toda a ação, para as marcações é necessário que o paciente tenha um encaminhamento médico para um especialista. Com o encaminhamento em mãos, a pessoa deve procurar o Centro de Referência, que fica na rua Vila Nova (em frente ao hospital) munido de cópia do cartão SUS, RG e comprovante de residência. Após passar por uma consulta com o médico especialista, havendo necessidade, o paciente é encaminhado para a fila cirurgia. 

[Por: Jan Santos/Ascom PMI]

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.