Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

CIRURGIAS DE OLHOS SÃO REALIZADAS PELA PRIMEIRA VEZ NA ESTRUTURA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE CARAVELAS

Caravelas: Pela primeira vez na história, moradores de Caravelas e distritos (Ponta de Areia, Barcelona, Barra de Caravelas, Juerana, Taquari, Nova Tribuna e Rancho Alegre) tiveram os olhos operados na unidade de saúde do próprio município, em diversas cirurgias realizadas na segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de setembro.

Ao todo, foram 150 cirurgias para corrigir problemas de catarata (doença que causa embaçamento da visão e pode levar à cegueira) e pterígio (doença causada pelo aparecimento de uma membrana no globo ocular, prejudicando a visão).

Esses procedimentos integram a lista de alta complexidade, cujo custo médio chegam a até R$ 5 mil reais por cada olho operado, valores considerados altos para a grande maioria da população. Os custos dessas cirurgias foram pagos com recursos próprios, somados aos de emenda parlamentar de Claudio Cajado (deputado federal).

O vereador Reginaldo Alves Pereira, morador de Barcelona, também operou o olho, diagnosticado com pterígio. “Essa ação ajuda muito a melhorar a vida e a autoestima da gente e, agora, sendo realizada em Caravelas é uma grande conquista para todos”, disse.

Moradora de Juerana, Rosilene Inácio, nem nem esperava ter os olhos operados tão pertinho de casa. “Fico muito feliz em saber que já podemos contar com esse tipo de serviço aqui mesmo, em nosso hospital”, realçou.

Ozéas Benedito de Souza, morador de Taquari, também ficou surpreso. “Nem esperava ser atendido tão rápido e ter acesso à um procedimento como esse, que é caro e, além do mais, sendo feito aqui no Hospital de Caravelas, tá de parabéns”, falou.

3

Para a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, “a realização de cirurgias no Hospital Municipal de Caravelas é resultado dos investimentos para aumentar a quantidade de serviços de saúde oferecidos e melhorar a qualidade dos atendimentos no próprio município”, destacou.

Segundo o Prefeito Silvio Ramalho, “ações como essa demonstram que a saúde tem jeito, quando se trata o dinheiro público com responsabilidade e bem aplicado”, afirmou.

O HOSPITAL DE CARAVELAS – Esse novo momento do Hospital Municipal de Caravelas é uma grande conquista da população. Por vários anos a principal unidade de saúde do município ficou desativada, inclusive, sendo habitada por cavalos e outros animais.

A mudança dessa história começou em julho de 2019, quando o hospital foi revitalizado e entregue à população com novas salas e novos equipamentos (raio-x, monitores cardíacos, incubadoras, por exemplo), permitindo aos caravelenses nascer na cidade onde vivem e terem acesso à diversas especialidades médicas e exames laboratoriais, sobretudo, após a incorporação do laboratório de análises clínicas e do ambulatório municipal.

PlantãoTeixeira/Ascom

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.