Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

RUI ASSINA ACORDO E VISITA PARQUE INDUSTRIAL NO CAZAQUISTÃO

O acordo assinado entre o governador da Bahia, Rui Costa, e o chefe do executivo do Estado de Qaraghandy, na região central do Cazaquistão, Zhenis Mahmuduly Kasimbek, cria um canal de cooperação para parcerias comerciais e científicas entre os dois Estados. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (21), na cidade de Karaganda, capital de Qaraghandy e quarta maior cidade do país.

“Com esse acordo, vamos estreitar laços de amizade, culturais e econômicos, identificar possibilidades de troca de experiências com cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e formação de profissionais. Além de buscar oportunidades de intercâmbio do setor privado dos dois estados”, afirmou Rui.

PARQUE INDUSTRIAL

Também em Qaraghandy, Rui conheceu o parque industrial do estado. Ele esteve numa unidade siderúrgica que produz ferro silício com 75% de pureza, um tipo de metal nobre e mais resistente. Rui também visitou uma fábrica de peças para sistemas de aquecimento residencial, fruto da atração de investimentos estrangeiros pelo Cazaquistão.

Com essa agenda em Karaganda, o governador encerra sua passagem pelo Cazaquistão. A missão internacional começou na segunda-feira (18), em Berlim, na Alemanha, e segue para a República Tcheca, onde vai buscar parcerias com empresas do setor de vacinas, equipamentos hospitalares, máquinas agrícolas e robótica. A viagem será encerrada nos Emirados Árabes, onde Rui se reúne com representantes de fundos de investimento que têm interesse na Bahia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.