Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE BUCAL PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE O PREVINE BRASIL

Com o objetivo de ser uma importante fonte de informação sobre o programa Previne Brasil, novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios. A oficina aconteceu nesta terça-feira (9) e reuniu os profissionais da Atenção Básica e da Saúde Bucal de Teixeira de Freitas.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, da Atenção Básica, o diretor Danilo Fernandes, a diretora da Saúde Bucal Cleilda Machado e coordenador da Saúde Bucal Leonardo Peres. Apoio institucional e o Núcleo Permanente de Educação (NEP).

3

Este último reforçou a importância da oficina para garantir o conhecimento sobre o Previne Brasil entre os profissionais que atendem a população de Teixeira de Freitas: “Estamos nos reunindo com todos os profissionais para que sempre possamos estar nos capacitando, com mais informação, o que se refletirá no atendimento e em que o grande beneficiado é a população”.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.o campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.