Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

Novembro Azul: Mucuri promove mês de cuidado à saúde do homem com ações nas UBS

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove até o final deste mês, a campanha municipal “Novembro Azul” com foco principal na conscientização do público masculino, incentivando os homens a adotarem hábitos de vida mais saudáveis e evitarem os fatores de risco, como álcool, drogas, tabagismo, hipertensão, estresse, sedentarismo, entre outros. 

O mês de novembro foi escolhido para a conscientização, pois no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Mas para envolver o maior número possível de cidadãos nessa ação, o município desenvolve ao longo do mês vários momentos de aprendizado, partilha e atendimentos. 

Na manhã desta quinta-feira (11/11), aproximadamente 20 homens estiveram na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF 005) do bairro Gazzinelândia, no distrito de Itabatã, juntamente com o psicólogo Frederico Rodrigues, que buscou o pensamento da sociedade como um todo e especificamente do público masculino quanto à procura por acompanhamento médico, cuidado com a saúde e qualidade de vida. 

3

Para o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, é importante que os homens se atentem aos atendimentos que estão sendo feitos durante todo o ano, somados à intensificação com a campanha Novembro Azul oferecendo maiores chances de cuidar da saúde, com exames preventivos. “Este tipo é o mais comum de câncer entre os homens e é a causa de morte de quase 30% da população masculina no país. Todo tipo de câncer pode ter maiores e melhores chances de tratamento, se descobertos precocemente”, destacou Fernando Jardim. 

Também durante essa manhã, após a rodada de conversa, foram realizados testes rápidos com a equipe de enfermagem do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento. Ainda de acordo com o secretário Fernando Jardim, outro pedido especial feito pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o ‘Robertinho’ (DEM), é para que outras ações em favor da saúde do homem sejam acrescentadas não somente em novembro, como também nos demais meses do ano. 

“Como “serviços cirúrgicos urológicos que deverão acontecer quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da demanda na nossa regulação. As vasectomias, postectomias e biópsias prostáticas que realizamos hoje é apenas uma parte dos serviços que estamos disponibilizando à população. Estamos programando para iniciar, ainda neste mês de novembro, o RTU da próstata, também denominado ressecção transuretral de próstata”, acrescentou.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.