Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

PREFEITURA PROMOVE OFERTA REGULAR DE CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS À POPULAÇÃO DE MUCURI

Pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde receberam atendimento oftalmológico na unidade 09 da ESF – Estratégia Saúde da Família de Mucuri e na unidade 05 da ESF – Estratégia Saúde da Família do bairro Gazzinelândia em Itabatã. O trabalho foi feito por meio de uma equipe composta por médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos para realização também de outros exames de rotina e de fundo de olho. 

O médico realizou atendimento prévio nos pacientes e os casos complexos que exigiam acompanhamento foram encaminhados para atendimentos especializados conveniados com a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde. Este tipo de procedimento oftalmológico é uma demanda exclusiva do Estado, mas ultimamente o serviço público de saúde não tem oferecido esse atendimento à população, portanto, Mucuri de forma exclusiva, está ofertando regularmente o serviço a sua população se utilizando de recursos próprios. 

Explica o secretário municipal de saúde Fernando Jardim, que o serviço foi contratado pelo município na intenção de atender uma demanda reprimida, tanto que a oferta regular na cidade de Mucuri nesta última quinta-feira (18/11) e nesta sexta-feira (19) em Itabatã, atendeu a uma fila de espera de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde, com consultas completas que incluem também medida da direção intraocular e exame de fundo do olho. 

O médico oftalmologista Alailson Mendes Brito, a paciente Maria Vanderley e o secretário de saúde Fernando Jardim 

3

O serviço da Prefeitura de Mucuri objetiva ampliar e acelerar a assistência à população, tanto que em cada ação de oferta regular se realiza consultas oftalmológicas na especialidade adulto e infantil. A ação é uma pactuação da Secretaria Municipal de Saúde com os prestadores do serviço. O médico oftalmologista Alailson Mendes Brito nos disse que após a triagem, o paciente se submete a um exame oftalmológico completo, além de alguns outros procedimentos que também são realizados, como: acuidade visual, mapeamento de retina com gráfico, curva diária de pressão ocular, gonioscopia, epilação de cílios e retirada de corpo estranho da córnea. 

O município também oferta nestas ações diversos outros serviços de saúde à população. Em Mucuri, a enfermeira Valéria Sena da Silva, apoiadora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, disse que durante a oferta regular dos serviços de oftalmologia, a unidade de ESF oferta também aferição de pressão, medições dos níveis de glicose e outros serviços. Inclusive, em celebração ao Dia Mundial das Diabetes que é a principal campanha de conscientização global com foco nas diabetes mellitus, comemorado em 14 de novembro de cada ano, “no município estamos também realizando medições dos níveis de glicose, a qual glicemia capilar é medida por meio de uma pequena quantidade de sangue que é retirada da ponta do dedo e que é analisada pelo glicosímetro”, informou a enfermeira Emanuelle Lunas. 

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, também realizou a distribuição de kits (escova e creme dental). O material foi distribuído com o objetivo de enfatizar a importância da higiene bucal, e mudar os hábitos estimulando a prática do cuidado. “É extremamente importante que as pessoas sejam orientadas a respeito da higienização bucal, assim como nossa equipe de profissionais têm feito. A adoção destas medidas terminará por poupar recursos do SUS, uma vez que será evitada a ocorrência de patologias bucais que, de outra forma, teriam que ser tratadas”, salienta a cirurgiã dentista Renata Renalva.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim informou os resultados das duas ações realizadas em Mucuri e Itabatã. Na cidade de Mucuri, na unidade da ESF 09, o consultório oftalmológico itinerante realizou 49 consultas completas, 9 procedimentos foram realizados com 9 mapeamento de retina e uma curva diária de pressão. Já na unidade 05 da ESF do bairro Gazzinelândia de Itabatã, foram 51 atendimentos oftalmológicos de consultas completas e 6 mapeamentos de retina.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.