Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

MOVIMENTOS CELEBRAM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM ITAMARAJU

Militantes de movimentos sociais, partidos políticos e entidades culturais se uniram neste sábado (20) para celebrar o Dia da Consciência Negra e protestar contra o racismo e a desigualdade social. No ato, realizado na Praça Dois de Julho, houve também críticas à atual conjuntura política e ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Além de falas dos manifestantes, houve apresentações culturais como roda de capoeira e torneio de futebol femininio, que teve o time Italaje como campeão. A animação musical ficou por conta do cantor regional Elton Camargo.

3

Faixas em torno do ato denunciavam o preconceito racial, a desigualdade social e o sistema político instituído pelo governo federal. “Dia da Consciência Negra: somos todos iguais; mais respeito, menos preconceto!”, dizia uma das inscrições, enquanto que em outra o “Fora Bolsonaro!”, refletia a indignação em relação à conduta política do presidente da República.


O diretor do Sindibancários (Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia), Carlos Eduardo Coimbra, refletiu sobre a forma de tratamento aos negros durante a escravidão no Brasil e o preconceito e a desigualdade à classe nos dias atuais. Já o presidente do grupo de capoeira Associação Arte dos Negros, Mestre Roseno, reforçou: “Não existe História do Brasil sem o povo negro.”

De acordo com João Climário, dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), “deve haver uma reflexão profunda sobre a consciência negra e a desigualdade social.”

Por sua vez, o diretor da Escolinha de Futebol Topa Tudo, Professor Lourinho, organizador do torneio, enfatizou que “a competição foi uma forma também de se manifestar em torno da valorização da cultura negra.”

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.