Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

DANIELA BORGES É A NOVA PRESIDENTE DA OAB-BA

A advogada Daniela Borges é a nova presidente da seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Ela foi eleita nesta quarta-feira (24) pela chapa “União pela Advocacia”, apoiada pelo atual presidente da entidade, Fabrício Castro.

Além de Daniela, participaram da disputa: Ana Patrícia Dantas Leão, Dinailton Oliveira e Ricardo Nogueira.

Principal adversária pela presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão chegou a pedir a cassação do registro de Daniela por suposta fraude eleitoral.

Biografia

Daniela teve como candidata a vice a advogada Christianne Gurgel. As duas são as primeiras mulheres a concorrerem juntas aos cargos da linha de frente da seccional baiana em quase 90 anos de história.

3

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Daniela Borges advoga há mais de 20 anos na área de Direito Tributário e também é professora da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito.

Ingressou na OAB da Bahia como conselheira seccional na primeira gestão de Luiz Viana (2013-2015). Foi também diretora-tesoureira no triênio 2016-2018, no segundo mandato de Viana à frente da seccional baiana. Na atual gestão de Fabrício Castro, Daniela Borges ocupa o cargo de conselheira federal e preside a Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Sob sua liderança, a política de paridade de gênero foi aprovada pelo Conselho Federal da OAB em dezembro de 2020 e se tornou obrigatória para as seccionais de todos os estados já nestas eleições.

Foi responsável também pela aprovação das súmulas que impedem a inscrição de bacharéis na Ordem que tenham cometido violência contra a mulher. Em 2019, representou a OAB no STF, realizando uma sustentação oral que apontava a inconstitucionalidade da tributação sobre o auxílio-maternidade.

Redação/PlantãoTeixeira

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.