Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

SALVADOR TERÁ A PRIMEIRA UPA DIGITAL

A Secretaria da Saúde de Salvador busca empresas especializadas em medicina digital para implementação da primeira UPA Digital da Bahia. A cotação de preços foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Município, com vistas à implantação, execução e gestão de serviços médicos e de pronto atendimento.

O serviço será ofertado através de aplicativo Android e iOS, desktop, notebooks ou tablet, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. A implantação visa um programa integrado e multiprofissional de telessaúde que irá beneficiar aproximadamente 3 milhões de pessoas em Salvador.

De acordo com o secretário Leo Prates, “a Prefeitura de Salvador vem de forma sistemática expandindo e fortalecendo a Rede Municipal de Saúde, realizando um conjunto de ações de saúde no âmbito individual, familiar e coletivo”.

“Elas abrangem desde a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, diagnóstico e tratamento, até reabilitação e cuidados paliativos. É mais um passo rumo a ampliação dos serviços ofertados para os soteropolitanos, investindo forte em tecnologia e pessoas”.

3

Atualmente os usuários do SUS precisam ir até as unidades para atendimento médico. Porém, muitas vezes os usuários vão a uma UBS que não é adequada para seu caso. No caso das UPAs, ele chega com sintomas leves ou moderados, que podem facilmente serem atendidos de forma digital, reduzindo a sobrecarga.

Essa modalidade também pode oferecer atendimento com um alcance maior a pacientes de bairros distantes. Será realizada, inclusive, uma integração com o Samu e a Central de Regulação, para gerenciamento dos pedidos de transporte de pacientes com caso grave, necessitam de atendimento presencial e não podem ir à UPA.

Também haverá uma relação com as UPAs e UBS para encaminhar as receitas emitidas para os pacientes através da consulta online. As empresas interessadas podem consultar o Setor de Suprimentos – SESUP, através do telefone (71) 3202-1146 ou e-mail [email protected].

Aregião

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.