CER IV realiza atividades de integração e inclusão com usuários em Teixeira de Freitas

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas realizou uma programação de atividades voltadas aos usuários da unidade, com propostas que envolveram brincadeiras, contato com a natureza e momentos de convivência fora do ambiente habitual dos atendimentos. As ações contemplaram crianças e adultos e buscaram ampliar as experiências de interação e participação social.
Entre as atividades, a oficina “Estimulando o Brincar” foi direcionada ao público infantil. Por meio de propostas lúdicas, as crianças participaram de experiências que trabalham habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e sociais. O brincar também foi utilizado como recurso para estimular a criatividade, a comunicação e a autonomia, respeitando as características e necessidades de cada participante.
A programação incluiu ainda uma visita ao Projeto Arboretum. A atividade proporcionou aos usuários o contato com a natureza e a oportunidade de vivenciar um espaço diferente daquele em que acontecem os atendimentos de reabilitação. A visita foi dividida em dois turnos: pela manhã, com as crianças, e à tarde, com os adultos.
As experiências coletivas fazem parte de uma abordagem de reabilitação que considera diferentes aspectos da vida dos usuários. Além do acompanhamento clínico, atividades como essas criam oportunidades para exercitar a convivência, estabelecer vínculos e participar de situações que fazem parte do cotidiano em sociedade.
Administrado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o CER IV atende pessoas com deficiência de Teixeira de Freitas e de outros 21 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia. A unidade oferece atendimento especializado em diferentes áreas da reabilitação, com acompanhamento voltado às necessidades de cada usuário.






































Fonte: Arquivos Notícias – Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia
