Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

GUEDES RECUA E ADMITE INFLAÇÃO DESCONTROLADA: ‘ESTAMOS NO PIOR MOMENTO’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu que a pressão sobre os preços é uma questão chave e que o Brasil vive o pior momento da inflação

Um dia após a divulgação da inflação, que se aproxima dos dois dígitos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu que a pressão sobre os preços é uma questão chave e que o Brasil vive o pior momento da inflação.

A inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumula alta de 9,68%, segundo dados do IBGE. O indicador tem sido pressionado, sobretudo, pelo preço dos combustíveis. A aceleração, no entanto, começou já no ano passado, com a elevação do preço dos alimentos e repercussões do aumento das tarifas de energia elétrica.

3

“Inflação é uma questão chave. Eu acho que estamos no pior momento da inflação”, disse o ministro durante painel do Credit Suisse.  Para ele, o processo de redução da inflação será lento:

“Ela vai reduzir lentamente e vamos fechar o ano entre 7,5% e 8% porque ainda temos alguns avanços para fazer”, afirmou.

O ministro sugeriu ações como a reduzir tarifas de importação, fazendo alusão às discussões no âmbito do Mercosul, e de outras taxas, num movimento para abrir a economia.

“Vamos reduzir (tarifas de importação), esse é o momento certo de aumentar a oferta, aumentar a integração nos mercados globais, e isso vai ajudar a controlar um pouco a escalada dos preços”. Tribuna da Bahia, Salvador/ Fonte: Agência O Globo

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.