Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

DEPUTADO TUM CONSEGUE 34 ASSINATURAS PARA ABRIR CPI DA COELBA

O deputado estadual Wallison Tores, Tum (PSC), conseguiu 34 assinaturas para que a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) instale Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Coelba. A previsão é de que o funcionamento da CPI seja publicado no Diário Oficial desta sexta (5), segundo o deputado. O colegiado será composto por oito membros titulares e 4 suplentes.

Nas justificativas, o autor questiona a pouca transparência na composição dos preços cobrados aos baianos, além dos “prazos e custos nas solicitações de ligação, exigindo, sobretudo dos grandes consumidores, valores milionários para viabilizar o fornecimento de energia”.

3

Somente nos primeiros quatro meses de 2021, reforça o parlamentar, a Coelba registrou lucro líquido de R$ 10 bilhões, mas a companhia segue liderando o ranking de reclamações do Procon e é mal avaliada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“De Juazeiro a Teixeira de Freitas, tem baiano sofrendo por problemas gerados ou não resolvidos pela Coelba. Tem empresas aguardando a expansão da rede elétrica para começar a operar, pra gerar empregos e pagar impostos. Mas a Coelba não deixa e isso não é justo com a nossa Bahia. Por isso, precisamos chamar à responsabilidade aqueles que enxergam nossa gente como fonte de lucro, mas que dão como retorno um péssimo serviço”, afirmou o autor do requerimento da CPI.

A CPI, afirma o deputado Tum, vai questionar também a falta de um plano de expansão da rede para atender novas localidades, incluindo ligações do programa Luz para Todos. “Essa deficiência, somada aos altos custos dos serviços, têm gerado uma demanda reprimida na indústria e no setor agrícola, dificultando a capacidade produtiva do estado e a geração de emprego e renda”. O parlamentar conseguiu 13 assinaturas acima do mínimo necessário para abertura de CPI.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.