Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

CHUVAS DEIXAM DESABRIGADOS EM ITABUNA; FAMÍLIAS ESTÃO EM ESCOLA E IGREJA

As chuvas que caem fortemente no sul da Bahia deixaram, pelo menos, 10 famílias desabrigadas em Itabuna neste final de semana. Os mais atingidos com o grande aumento de volume do Rio Cachoeira foram moradores da zona oeste da cidade. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) prestam socorro às vítimas.

A maioria das famílias foi transferida para o Grupo Escolar Leonor Pacheco, no bairro Maria Matos (Rua de Palha, e outras para a Igreja Assembleia de Deus na localidade. As equipes de apoio atuaram até por volta das 2h da madrugada deste domingo (5) na remoção das vítimas que moram em casas de madeira ou barracos. Quatro famílias estão abrigadas na escola e duas na igreja do bairro.

Outras famílias foram abrigadas em casas de parentes e amigos e outras se negaram a sair do local, mas estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil, conforme a Prefeitura de Itabuna. O Rio Cachoeira transbordou na noite de sábado (4). Além de abrigo, as famílias receberam material de higiene e refeições.

3

RELATÓRIO

De acordo com Relatório de Ocorrência da Semps, as famílias são todas residentes na Rua Eucalipto, no bairro Maria Matos (Rua de Palha). “O motivo da ocorrência se deu pelo alagamento ocorrido em unidades habitacionais improvisadas que ficam às margens do rio. No total foram desabrigadas seis famílias, com 20 pessoas entre gestantes, crianças e adultos”, diz o texto.

No centro da cidade, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) iniciou a remoção de grande quantidade de baronesas que se acumulavam na calha do Rio Cachoeira e que, há mais de duas semanas, remontam nos pilares da ponte Miguel Calmon que liga o centro da cidade ao bairro Góes Calmon. Para isso, está sendo utilizada uma retroescavadeira estacionada sobre a ponte, que teve os guarda-corpos removidos para a execução do serviço.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.