Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

INVESTIMENTOS EM SAÚDE: UBS MARCAM 7046 PROCEDIMENTOS EM APENAS UM DIA

Com a ampliação de marcação de exames e consultas para 24 Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, agendou 7046 procedimentos nesta quinta, primeiro de dezembro.

A descentralização das marcações para os postos tem como objetivo garantir mais facilidade para a população. “No início da gestão, apenas o Complexo Regulador marcava exames, mas começamos a descentralização e agora contamos com 24 unidades. Nosso objetivo é chegar a todas, mas isso requer uma complexidade administrativa com mais equipamentos, servidores e sistema adequado, estamos trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível”, explicou a secretária de Saúde Cristiane Silva.

As UBS atualmente marcam as consultas: Angiologia, Cirurgia Geral, Pneumologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cardiologista, Mamografia, Dermatologista, Neurologia, Nefrologista, Ortopedista, Pediatra, Reumatologista, Urologista. E os exames: Exame Laboratorial, Radiologia (Raio-X), Fisioterapia, Ultrassonografia, Tomografia.

A diretora do Complexo Regulador, Rose Curvelo, aponta que a quantidade ofertada já aumentou: “A pedido de nosso prefeito Dr. Marcelo Belitardo, temos buscado aumentar a oferta de exames e consultas, mas dependemos também da disponibilidade de profissionais, que muitas vezes preferem atender em seus consultórios particulares. Ainda assim, temos marcado uma grande quantidade de procedimentos. Em 2021, até a nossa última contabilização, de outubro, agendamos 273.736 procedimentos”.

3

Visto que as vagas são abertas no início do mês, a população tem buscado as Unidades com antecedência, o que tem gerado filas. “Estivemos em todas as UBS que marcam exames tentando agilizar o processo e atender a população. Nas unidades com maior demanda, colocamos toldos e cadeiras, a fim de acomodar um pouco melhor os nossos usuários. Temos feito treinamento com as equipes e buscando estratégias para minimizar problemas no momento do agendamento. Infelizmente existem pessoas até negociando vagas em filas, por isso acionamos a nossa Guarda Municipal para nos dar suporte”, pontuou o diretor da Atenção Básica Danilo Ricardo.

A Secretária de Saúde ressaltou ainda que além da descentralização da marcação da regulação, a coleta de exames de sangue também foi descentralizada: “Toda terça e quinta, a UBS Residencial Castelinho faz coleta de sete unidades: Monte Castelo, Caminho do Mar, Nova América, Novo Jerusalém, Jerusalém e Castelinho, além do próprio Residencial. Assim, essa região da cidade que é mais distante do laboratório não precisa se deslocar para o outro lado da cidade. Também conseguimos aumentar o número de exames ofertados pelo Lacen, atendendo mais pessoas”.

Além da equipe da Atenção Básica, servidores do gabinete também passaram pelas UBS nesta quarta para averiguar a situação. “Conseguimos conversar com os cidadãos e verificar as suas necessidades. Estamos fazendo um levantamento do que é preciso para melhorar essa situação, além de seguirmos tentando cadastrar um número maior de vagas para as especialidades com mais demanda. Entendemos que as pessoas têm pressa, que a saúde não espera, e por isso mesmo temos ampliado nossa oferta e buscamos ampliar ainda mais”, apontou o chefe de gabinete Wemerson Sales.

A Secretária de Saúde ressalta ainda que com a pandemia o número de procura por atendimentos médicos e realização de exames e consultas aumentou muito: “Em 2019, foram 2401 consultas ortopédicas de janeiro a outubro no CTO, em 2020 foram 2537 consultas,
e em 2021 foram 5655 consultas realizadas. Em muitas especialidades, estamos atendendo mais que em anos anteriores, mas nossa demanda cresce a cada dia. Além disso, o cancelamento da agenda de especialidades ofertadas pela Policlínica para atendimento dos nossos municípes vem acontecendo com muita frequência, gerando transtornos para nossa população”.

Ascom/PlantãoTeixeira

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.