Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

5ª edição do Concurso de Café Conilon chega a fase de Análise sensorial

Nesta quinta-feira (28), aconteceu a etapa de análise sensorial do Prêmio Conilon Extremo Sul – 5° Concurso Regional Conilon de Qualidade, realizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, SEBRAE e FAEB/SENAR/SINDICATOS, e organizado pelo Instituto Ampliê. Esta etapa reuniu produtores, avaliadores e autoridades no laboratório da Robusta Coffee em Teixeira de Freitas.

A secretária de Agricultura da PMTF Elenita Medrados acompanhou a análise sensorial: “Estamos participando da degustação do Café Conilon, foram quase 60 amostras de muita qualidade, este é um momento único para nosso município, queremos agradecer a cada participante e desejamos sucesso para todos”.

3

Entre os degustadores desta edição, Jonas Orletti falou sobre a importância do concurso: “Acompanho este concurso há cinco anos, esta é a quinta edição que estou como avaliador, isto é interessante porque conseguimos acompanhar a evolução que temos tido nesta região, todo concurso serve para avaliar a qualidade desse café, e este concurso apresenta um avanço bastante importanta na qualidade do café no Extremo Sul”.

Melhoramento ressaltado também pelo avaliador Artur Fiorotti: “Através da degustação de vários cafés, podemos dar um feedback para produtor, então já podemos ver uma evolução na produtividade e na qualidade do café do Extremo Sul”.

O produtor Gustavo Sturm destacou a programação do concurso: “Este ano tivemos um recorde de amostras, foram quase 60 amostras de vários municípios do Extremo Sul, nessa fase é realizada a avaliação, tivemos vários cafés com pontuação acima de 80 pontos, classificação de cafés finos, recorde em quantidade e qualidade, estamos na etapa final e no dia 20 de novembro teremos a cerimônia de premiação”.

Fonte: Ascom/PMTF

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.