Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

Santa Dulce dos Pobres tem nome inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inscreve o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Santa Dulce dos Pobres, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A publicação é guardada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

A iniciativa reconhece os inúmeros atos de caridade feitos por Irmã Dulce em prol da população carente por meio de obras sociais, acolhimento, gestos de empatia e solidariedade com as pessoas mais pobres de sua comunidade.

A justificativa legislativa ressalta o exemplo de Santa Dulce como referência não apenas para os católicos, mas como símbolo universal de amor e dedicação ao outro e de luta pela justiça social.

“Essa notável mulher, brasileira e nordestina, mostrou ao País e ao mundo que é possível fazer muito com muito pouco”, indica o texto.

Irmã Dulce faleceu aos 77 anos e foi canonizada pela Igreja Católica em 13 de 2019 pelo Papa Francisco. Ela recebeu o título de Santa Dulce dos Pobres.

3

A santa nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914, e aos 13 anos de idade, com o apoio do pai, transformou a casa da família em um centro de atendimento à população carente. Posteriormente, foi para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe.

Aos 19 anos recebeu o hábito de freira das Irmãs Missionárias e passou a adotar o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe. Formada como professora, teve como primeira missão ensinar crianças em colégio de sua congregação em Salvador.

A vocação para as causas sociais teve início naquela década, quando passou a prestar assistência à comunidade pobre de Alagados e a participar da União Operária São Francisco. Em 1937, fundou o Círculo Operário da Bahia, ao lado do Frei Hildebrando Kruthaup.

Em 1939, Irmã Dulce inaugura o Colégio Santo Antônio, escola comunitária voltada para operários e filhos de operários. Dez anos depois, ocupou e transformou completamente um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio de Salvador para acolher 70 doentes.

Esse espaço deu origem ao Hospital Santo Antônio, o maior da Bahia atualmente. Em 1988, Irmã Dulce foi indicada, pelo então Presidente da República José Sarney, para o Prêmio Nobel da Paz, indicação que contou com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia.

Em 1980, o Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, pediu-lhe pessoalmente que mantivesse o seu trabalho com os pobres.

Fonte: G1

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.