Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

PRADO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DA VARIANTE DELTA

A Secretaria de Saúde de Prado/BA, informa que no final da tarde de terça-feira (14/09/2021), foi comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/ NRS Extremo Sul, a ocorrência em Prado de um caso da variante DELTA do SARS-COV 2, linhagem B.1.617.2, originária da índia em outubro de 2020. É uma das variantes que apresentam mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) “variante de atenção/preocupação” por alterar o comportamento do coronavírus e ser mais transmissível do que as linhagens anteriores, de forma a alterar o curso da pandemia.

SOBRE O CASO CONFIRMADO

Trata-se de um homem, 30 anos, sem comorbidades, que residiu por 10 meses no município, e que desenvolveu sintomas sugestivos de COVID-19 em 22/08/2021. Coletou RT-PCR em 24/08/2021 com amostra encaminhada para o LACEN/BA. O paciente apresentou sintomatologia e permaneceu em isolamento domiciliar até o dia 08/09/2021 (período maior que o recomendado pela OMS). O paciente não havia tomado a vacina contra COVID-19, por opção pessoal.

Estamos realizando em média 100 coletas Rt-PCR por semana, em pacientes provenientes da UPA, UBS’s e demanda espontânea. O aumento da testagem através do PCR, leva a detecção de maior número de casos positivos. Pacientes e seus contatos ficam em isolamento e são monitorados diariamente. Pacientes testados positivos e seus contatos são informados sobre as medidas de isolamento e distanciamento social, inclusive acerca das medidas legais em caso de descumprimento. Os casos ativos mantidos isolados, são liberados mediante consulta médica no Centro de Testagem e Acolhimento de Covid-19.

VACINAÇÃO

Além das medidas de distanciamento social, a vacinação é uma das medidas mais eficazes frente à pandemia, evitando o surgimento de novas variantes.

3

Desde maio de 2021, já foram realizados 12 mutirões de vacinação, incluindo profissionais da educação, garis, pacientes com comorbidades, comunidades rurais, e população acima de 18 anos.

TOTAL DE DOSES RECEBIDAS (1º Dose): 18.208

TOTAL DE DOSES APLICADAS (1º Dose): 17.530

TOTAL DE DOSES RECEBIDAS (2º Dose): 10.491

TOTAL DE DOSES APLICADAS (2º Dose): 9.742

Contamos com a compreensão e colaboração da população, no sentido de manter o distanciamento social, medidas de higiene, e adesão à campanha de vacinação de acordo com a faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, e convocada pelo município.

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.