Tripulante de veleiro que naufragou na Bahia diz que baleia bateu na embarcação: ‘foi tudo rápido’
Os três tripulantes de um veleiro que naufragou a leste da cidade de Ilhéus, na região do sul da Bahia, chegaram em Salvador na manhã desta quinta-feira (22). Os homens afirmaram que uma baleia pulou e se chocou com a embarcação.
De acordo com um dos tripulantes, os velejadores acharam que não teriam grandes problemas e que chegariam na capital baiana após a batida.
“A baleia deu um espetáculo, foi um pulo muito bonito, mas infelizmente colidiu com a gente. Não tinha sido o primeiro, mas foi esse que avariou o barco”, disse o tripulante.
A embarcação em que eles estavam saiu do Rio de Janeiro e tinha como destino Alagoas. Os tripulantes afirmaram que a maior preocupação enquanto esperavam o resgate era o agito do mar.
“Estava muito preocupado com o agito do mar, tínhamos que administrar para ficar em uma condição melhor”, afirmou outro tripulante.
A Marinha do Brasil informou que o trio está em boas condições de saúde. O resgate foi realizado pelo navio mercante “DAN SABIA”, que navegava pela região e alterou o rumo para a área do naufrágio.
Um dos velejadores afirmou que uma das recomendações a serem seguidas é que pequenas embarcações fiquem longe das rotas de navios.
“Nunca fiquei tão feliz em ver um navio”, disse um dos velejadores após o resgate.
Os homens alegaram que a ação da marinha foi muito rápida. Segundo a Marinha do Brasil, as buscas pelas pessoas desaparecidas foram iniciadas na quarta, após o órgão receber informações sobre o naufrágio por meio do canal de emergências marítimas (185). A embarcação estava a cerca de 130 km da costa.
O órgão divulgou um aviso aos navegantes e realizou chamadas pela Rede Nacional de Estações Costeiras (RNEC), com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações que navegavam nas áreas próximas.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (Delilheus) e o Salvamar Leste, serviço operado pelo comando do 2º Distrito Naval, ajudaram nas buscas.
Fonte: G1