Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

Diretor criativo da grife de luxo ‘Balmain’ compartilha ilustração de Beyoncé criada por artista de Feira de Santana

O artista visual e colagista de Feira de Santana, Igor Aquino, 25 anos, também conhecido no Instagram como Astronauta de Mármore, contou ao Acorda Cidade como surgiu a ideia de criar uma colagem digital inspirada na coleção Renaissance Couture, assinada pelo diretor criativo, Olivier Rousteing, da grife de roupas francesa, renomada no mundo da moda de luxo, Balmain.

Cada peça da coleção foi inspirada nas faixas do álbum, recém-lançado, “Renaissance”, da cantora Beyoncé.

Em entrevista ao Acorda Cidade Igor falou sobre o sentimento de realização ao ter o seu trabalho sendo compartilhado internacionalmente e contou como começou a trabalhar com arte.

“Trabalho com colagem desde 2019, tanto colagem digital quanto analógica, desde pequeno sempre gostei da arte em suas variadas formas, como cinema e música. As várias formas da arte sempre foram uma inspiração e sempre me ajudou a construir a minha arte que é hoje a arte de colagens”, relembrou.

A possibilidade de criar coisas novas é um dos pontos que mais gosta em seu trabalho, afirmou Igor.

“Dar significado, trabalhar com elementos diferentes e introduzi-los nas artes… Eu trabalho com papel, com revista, com vários tipos de materiais e o mais legal é pegar esses materiais que muitas vezes são banais e dar sentido a eles, ou até recriar ideias e dar sentido a coisas simples, assim como dar evidência a temas importantes através dessa arte de colagens que é esse mix de elementos”, explicou.

Igor destacou que gosta de trabalhar com a ideia do tradicional e do moderno nas suas colagens.

“Minhas obras surgem muito através da imagem, quando eu vejo uma imagem e ela se comunica comigo…E se tiver um tema que eu quero muito abordar e aparece na minha cabeça eu já começo a imaginar o que poderia estar em evidência. Eu gosto muito desse contato que tenho com a imagem”, declarou.

O artista disse que a música e o cinema o inspiram muito, além de outros artistas e temas relevantes.

“E o meu público-alvo tem sido as pessoas que admiram a arte e que querem ter um trabalho de colagem, algo novo, diferente. São pessoas que buscam uma arte fora do tradicional e diferente”, diferenciou.

O surgimento da ideia

3

Quando saíram as imagens do trabalho que a Beyoncé lançou junto ao Olivier na Vogue da França, o colagista disse que ao olhar as imagens ficou impressionado com o ensaio fotográfico e logo quis recriar algo diferente.

“Quando eu vi, consegui logo imaginar a colagem e os elementos e na hora eu abri o computador e comecei a trabalhar em cima dessa colagem. Eu queria que tivesse elementos voltados para o místico, para o afrofuturismo e que a Beyoncé já aborda no seu trabalho”, esclareceu.

Igor ressaltou ao Acorda Cidade que, por meio da arte criada, ele quis levar a linguagem que a artista já trabalha e que os fãs de Beyoncé já conhecem, e que inclusive é uma linguagem que ele costuma expor em seus trabalhos.

“Eu quis trazer esses elementos de afrofuturismo, surrealismo, misticismo que ela aborda”, elencou.

Importância dos créditos

Sempre que o artista trabalha com a imagem de alguma pessoa, ou alguma inferência a outra pessoa, ele entende a importância de dar o crédito e marcar essa pessoa nas redes sociais.

“Eu acredito que nada é novo na arte. Tudo já existe e a gente só faz as adaptações, damos um sentido novo e fazemos as adaptações para ela. Então procuro sempre dar os créditos a esses artistas também”.

Arte reconhecida internacionalmente

Após a publicação da colagem no seu perfil do Instagram e ao marcar os envolvidos na coleção, Igor Aquino teve uma grande surpresa. O diretor criativo da Balmain, uma das maiores marcas da alta costura, compartilhou a arte do artista feirense em seu perfil pessoal no Instagram

“Ele tinha compartilhado a minha colagem no instagram, ele compartilhou um reels também que eu fiz, só que depois ele excluiu. E na hora quando eu vi, foi um misto de emoções e ao mesmo tempo eu estava muito feliz, confesso que ainda estou sem acreditar. Eu não esperava que eu fosse chegar tão longe assim em tão pouco tempo. Tenho poucos seguidores ainda, eu também achava que a questão de eu estar aqui, poderia me limitar, mas eu percebi nesses últimos dias que eu posso estar morando em uma cidade pequena e meu trabalho chegar mais longe ainda, pois muitas vezes não depende do local em que estamos, mas da nossa vontade, da nossa força de querer. É uma injeção de felicidade”, reiterou o artista.

O colagista frisou que ter essa visibilidade é muito importante para o seu trabalho.

“Eu tenho muitos sonhos, como expor em museus, trabalhar com a Beyoncé, trabalhar com outros artistas que são inspirações para mim. Tenho sonhos materiais de ter um estúdio, de expor em uma galeria. São lugares aonde quero chegar hoje, alcançar mais pessoas e que elas sejam alcançadas pela minha arte. Acho que uma das maiores realizações que eu tenho é quando alguém chega para mim e diz que foi alcançado pela minha arte”, destacou.

Fonte: AcordaCidade

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.