Pauta Baiana
A Notícia com tempero que só tem na Bahia!

Primeiro título do Bahia na era City chega em tempo recorde e reforça lema histórico de fundação

O Bahia conquistou o primeiro título após a venda de 90% da SAF ao Grupo City, no último domingo, quando foi campeão baiano diante do Jacuipense, quase quatro meses após a confirmação da parceria. Trata-se do período mais curto que um clube do City Football Group levou para conquistar uma taça.

Além disso, a conquista reforça o lema de fundação do Tricolor, “Nascido para vencer”, na temporada que pode ser considerada como uma “refundação” para o clube por ser a primeira pós-parceria com o conglomerado encabeçado pelo Manchester City, da Inglaterra.

  • No dia 1ª de janeiro de 1931, finalmente aconteceu a fundação do Esporte Clube Bahia, sob o slogan “Nascido para vencer”, em reunião na casa nº 57 da Rua Carlos Gomes, em Salvador – diz trecho do site do Tricolor sobre a criação do clube.

Campeão em tempo recorde

A SAF do Bahia com o Grupo City teve início em 3 de dezembro de 2022. O título baiano foi conquistado no dia 2 de abril de 2023, quase quatro meses depois do pontapé inicial da “era City”. O Tricolor foi campeão em tempo recorde em relação a outros clubes do City Football Group.

Segundo time do país a ganhar 50 estaduais

3

O primeiro título do Bahia foi o Campeonato Baiano de 1931. Com a conquista sobre o Jacuipense, no último domingo, o Tricolor alcançou o 50º troféu estadual de sua história, 92 anos após a primeira conquista. O aproveitamento em glórias na competição é de 54%.

Além disso, o Bahia se tornou a segunda equipe a alcançar 50 títulos estaduais no Brasil. O primeiro clube a atingir tal feito foi o ABC, em 2008. Atualmente, o time de Natal possui 57 conquistas do Campeonato Potiguar.

O Bahia conquistou o Baianão 2023 após vencer nove partidas, empatar uma e perder três. O Tricolor ainda fez 20 gols e sofreu outros 12.

Em uma temporada conturbada, com a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste e algumas atuações abaixo da expectativa, o Tricolor encontrou no Campeonato Baiano o equilíbrio necessário para ganhar confiança de olho na sequência da temporada. A estreia no Brasileirão acontecerá no dia 15 ou 16 de abril, contra o Bragantino, em Bragança Paulista-SP.

Após apostar em uma nova formação tática, o 3-5-2, o técnico Renato Paiva trouxe equilíbrio ao Bahia contra o Itabuna. Após derrota no jogo de ida, por 1 a 0, o Tricolor goleou o adversário por 4 a 1, no jogo da volta, e se garantiu na decisão do Baiano.

Na partida de ida da final do estadual, o Bahia teve muitas chances de vencer o Jacuipense, em Riachão do Jacuípe, mas ficou no empate em 1 a 1. No jogo da volta, na Arena Fonte Nova, o Tricolor foi mais feliz nas finalizações e venceu por 3 a 0, com gols de Everaldo, Cauly e Jacaré.

Fonte: GloboEsporte

2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.